quarta-feira, 19 de setembro de 2012

As Artes da Cor




O Gothic não somente vem das músicas e dos grandes teatros, não vem também somente de arquiteturas cemiteriais e outras, mas como também vem da pintura e escultura.
O Gótico teve uma grande influencia nas pinturas que chamamos de "As Artes da Cor".

O conceito de pintura gótica não só se utiliza para designar a pintura mural ou sobre tábua, mas também para a pintura que ilustra um grande número de livros manuscritos e para a realizada sobre o vidro que cobria as amplas janelas dos edifícios góticos.
De um modo geral, produção pictórica, substitui o termo "pintura gótica" por outro mais amplo e menos confuso como o de "artes da cor".
As artes da cor góticas foram realizadas nos reinos ocidentais europeus ao dos séculos XIII, XIV e XV. (13, 14 e 15).
O gótico foi assumido nas artes pictóricas ou da cor mais tarde do que na arquitetura ou escultura monumental, já que, em certas zonas realizaram-se arquiteturas e esculturas góticas desde meados do século XII (12). Embora as artes pictóricas se tenham estendido a alguns reinos, desde o princípio do século XIII (13), podemos encontrar obras arcaizantes¹ com restos românticos em algumas regiões da Europa depois da referida data, durante grande parte do século XIII (13).

Enquanto no século XV (15) numa boa parte da Europa ocidental e nórdica se realizava a pintura do Gótico Internacional ou de ascendência flamenga. Eliminando a Itália renascentista, o século XV (15) deve ser considerado no resto da Europa ocidental como um dos momentos mais interessantes da Idade Média e da pintura gótica.
A pintura gótica não se pode definir de maneira uniforme, mas sim em função de cada um dos modelos pictóricos usados.

Quanto à escultura, neste texto só se fará uma breve referência à isenta², ou seja, à que não é aplicada diretamente aos elementos arquitetônicos construtivos. Neste grupo inclui-se tanto a escultura de vulto redondo, que se pode exemplificar com as imagens de culto dedicadas a diversas personagens sagradas, como os relevos aplicados nos sepulcros. aos dípticos ou  ou trópicos de marfim destinados ao culto particular;  ao mobiliário litúrgico como os púlpitos ou as pias batismais, etc.
A cronologia deste tipo escultórico coincide com a indicada para a pintura gótica, ou seja, os séculos XIII, XIV e XV. (13, 14 e 15), embora não se possa falar de escultura gótica, mas sim de escultura renascentista.


Veja em nosso próximo post sobre Miniatura e Pintura.





¹Arcaizantes: Que torna arcaico. Arcaico: Velho, antigo. (Adj: Antiquado).

² adj. Que não está sujeito a um dever ou obrigação; dispensado, livre: isento do serviço militar.
Desprovido: isento de erros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.